E36 – Bryan Valerio

A BMW tinha como desafio criar um carro que sucedesse o bem conceituado E30. Então o projecto começou desde cedo a ser estudado e os resultados do grupo Bavarian Motor Works não podiam estar mais certos.

E36 – Blueprints

“O E36 é provavelmente o carro que ninguém quer gosta mas todo mundo precisava de ter.
[slideshow_deploy id=’1532′]

Apesar da aceitação inicial ter sido dividida pelos amantes da marca o E36 era um carro adequado as rotinas de dia-a-dia com uma frente renovada radicalmente mas com um peso substancialmente maior (envolta de 200kg) contudo os estudo da BMW teve o cuidado de minimizar a sensação de peso com um aumento de potência mantendo o rácio Kg/Cv igualado com o E30.


Este aumento de peso deveu-se essencialmente crescimento do chassi, ao melhoramento de insonorização com novos e melhores materiais contudo houve uma preocupação em criar um chassi que pudesse acoplar um verdadeiro motor M e comportar-se como um verdadeiro M(onstro) na estrada, para isso houve um cuidado no aumento da distância entre eixos distribuindo o peso melhorando a dinâmica e mobilidade.

A química deste exemplar foi tão bem estudada que ainda hoje é dos exemplares mais usado e desejados pelos amantes de Drift.

Talvez por isso é que foi chamado “The Ultimate Driving Machine” .

Um dos prazeres que se consegue retirar no mundo dos carros é o convívio e as amizades que criamos.

[slideshow_deploy id=’1535′]

No Droppt 1.0 tivemos o primeiro contacto pessoal com o E36 do Bryan mas desde a data do evento ficamos curiosos para conhecer melhor, sobretudo conhecer todos detalhes e fotografar o projecto singularmente.

Em 2019 o E36 do Bryan andou mais ausente dos eventos e apesar de ter trocado de Set de jantes optou por não se revelar em eventos aguardando mais uns tempos mas o convite já estava no ar, só faltava uma troca de ideias e tempo para que tudo se enquadrasse.

[slideshow_deploy id=’1537′]


Na chegada demos com uma rua pacata, pouco movimento mas não muito distante do centro da cidade, uma zona piscatória fortemente movimentada pela área nela desenvolvida. O E36 do Bryan, o roxo (Techno Violet) destacava-se na rua e nem foi preciso pedir o número da porta.

A relação do E36 e do Bryan já se estende há alguns anos, o primeiro dono era o pai do Bryan. Em 1996 o pai do Bryan comprou o E36 em França e desde cedo que o Bryan começou a mexer no carro, inicialmente por pequenas modificações e foi incrementado o nível das modificações até começar a comprar jantes para o carro com o pormenor dele não ser o dono do carro.

“Crescer com o carro dos nossos sonhos na garagem é uma sensação indescritível.”

Naquela altura a BMW tinha o E36 em mudanças da fase 1 para a fase 2 e este caso é precisamente um carro da fase transitória.

Um dos “culpados” do Bryan ter este gosto pelos carros já vem do próprio pai que desde sempre foi um aficionado pela marca e além deste modelo já contava com outros como o E21.

Com 18 anos chegou a hora de então tomar conta do carro que ele viu desde cedo no seio da família, passou a contar com o seu nome como proprietário no livrete e as modificações tomaram um tom mais sério, desde interior M estofado no tom de bege que trazia de origem, até a travagem E46 330i a frente e E46 320d 150cv atrás, conta agora também com volante M-tech 3 e uma linha de escape completa do 25i que se fazia ouvir quando saímos de uma rotunda em direcção as estradas para fazer as rolling shots.

Com os seus 18 anos o Bryan já tinha o seu E36 assim.
[slideshow_deploy id=’1546′]

Ao longo deste processo o Bryan decidiu mudar a cor do carro que inicialmente era Madeiraschwarz para Techno Violet aproveitando que ambas são cotadas como Roxo no livrete.

Sendo adepto de Static o E36 conta com Coilovers e com jantes Ac Schnitzer em 17″, sem spoiler e com os farolins de nevoeiro para ir variando o carro encontra-se praticamente dado como completo aos olhos do Bryan mas…

“Há algum motivo em especial para usar coils?”

“Uso coils porque gosto de ajustar a altura e ir para todo o lado com ele assim, há sempre um “será que passa?” ou “será que chega lá?” mas isso ainda me dá mais prazer, quanto a bags, pessoalmente não faz o meu género, não gosto como fica o aspecto do carro”

“Mudavas alguma coisa no teu projecto?”

“Se mudava alguma coisa? Sim, a parte da mecânica, apesar de já ser um 318is é o que sinto mais falta, é um upgrade. De resto está conforme o idealizei.”

[slideshow_deploy id=’1539′]

O Bryan relembrou que nem tudo foi um mar de rosas e que está a fazer 2 anos em que o carro teve de passar pela inspecção B e que contou com a ajuda dos amigos para solucionar o problema já que o carro teve de perder, temporariamente, a suspensão, travagem e todo o Pack M já que não constava nos registos do carro.

Bryan certamente que nos veremos em breve até porque as distancias encurtam-se com as amizades.
Felizmente isso não o desmotivou e voltou a montar o seu belo E36.

Se quiseres podes ajudar adquirindo os nossos artigos em – https://qualitystance.bigcartel.com


Podes entra em contacto connosco se quiseres dar a conhecer um pouco mais sobre o teu projecto por email para qltystnc@gmail.com ou directamente na página do facebook.


Leave a Reply